Olá pessoal!

Isso mesmo, no Brasil, antes da década de 70, isto é, no período da revolução verde. Nas áreas de agricultura, ocorria o plantio de várias espécies de plantas, principalmente em áreas de subsistência.

Por meio da rotação de cultura o produtor segui o ditado “não colocar o todos os ovos na mesma cesta”, no sentido de não depender economicamente da venda do mesmo produto.

O tempo passou, e hoje, a agricultura comercial, na maior parte das áreas cultivadas não consegue fazer a rotação de culturas, em razão da monocultura praticada.

Juntamente o cultivo da monocultura, alguns problemas apareceram para o agricultor, entre os problemas temos: o empobrecimento da fertilidade do solo, problemas com a parte física do solo, resistência de plantas daninhas a herbicidas e resistência de pragas a defensivos agrícolas.

Para mitigar esses problemas, uma tecnologia disponível é a implantação da rotação de cultura na propriedade.

Quais espécies são utilizadas na rotação de cultura?

Entre as espécies cultivadas temos a aveia, o milheto, várias espécies de pastagens, o tremoço, o girassol.

A escolha da espécie depende, do tipo de solo, do clima, do nível tecnológico do produtor.

As vantagens da implantação da rotação de cultura.

O primeiro impacto proporcionado pela rotação de cultura é a redução da resistência das ervas daninhas e pragas contra os defensivos agrícolas.

Todo ano, observo nos talhões, a presença de doenças ou insetos que não foram efetivamente controlados pelos defensivos agrícolas.

Você já sabe, a resistência seletiva contra produto químico por parte das doenças/ insetos e plantas daninhas, em razão da aplicação do mesmo produto químico todos os anos.

Uma forma efetiva de diminuir essa resistência de pragas contra a ação de produtos químicos é a adoção da rotação de culturas na propriedade.

As desvantagens da implantação da rotação de cultura são:

Maior trabalho para conduzir diferentes tipos de espécies ao mesmo tempo na área.

Quando plantar espécies sem valor comercial, o produtor não recebe uma renda financeira com a cultura, esse fato desestimula o produtor a adotar a rotação de cultura.

Dependendo da espécie escolhida, é necessária uma maior quantidade de maquinário e também um maior aporte de capital por parte do produtor.

Ou seja, rotação de cultura não fica barato para o produtor.

Em relação ao solo, a rotação de cultura proporciona algumas vantagens:

Aumento do teor de matéria orgânica;

Aumento da CTC total;

Aumento da disponibilidade de nutrientes;

Diminuição da compactação e densidade do solo;

Aumento da disponibilidade de água;

Diminuição dos custos com adubação.

 Em outros post, já abordei sobre matéria orgânica nos seguintes artigos.

 Teor de matéria orgânica significa qualidade do solo.

 O que fazer paraaumentar a capacidade de troca catiônica (CTC) total de um solo, por meio domanejo do solo?

Quais as plantas cultivadas para adubação verde, são mais eficientes no aumento de matéria orgânica no solo?

Você profissional, consultor das ciências agrária, nas propriedades rurais que prestam consultoria.

Tem adotado o embaciamento ou o projeto barraginha, para evitar o escorrimento superficial do solo e ao mesmo tempo aumentar a disponibilidade de água no período seco?

Deixe sua resposta nos comentários.

Referências

EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Rotação de cultura. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPSO-2009-09/27612/1/circtec45.pdf

GOUVEIA, R.G.L. Teor de matéria orgânica significa qualidade do solo. Rogerio Gouveia. Disponível em: https://www.rogeriogouveia.com/2020/03/materia-organica-qualidade-do-solo.html

GOUVEIA, R.G.L. O que fazer para aumentar a capacidade de troca catiônica de um solo (CTC) total, por meio do manejo do solo? Rogerio Gouveia. Disponível em: https://www.rogeriogouveia.com/2020/04/o-que-fazer-aumentar-capacidade-de-troca-cationica.html

GOUVEIA, R.G.L. Quais as plantas cultivadas para adubação verde, são mais eficientes no aumento de matéria orgânica no solo? Rogerio Gouveia. Disponível em:https://www.rogeriogouveia.com/2020/04/quais-as-plantas-cultivadas-aumento-materia-organica-solo.html